A Arca de Não-É

Não-É olhou outra vez para as nuvens no horizonte e lembrou que devia construir a arca antes que fosse tarde. Ninguém se interessou por sua decisão, mesmo porque, só ele acreditava nas proximidades do dilúvio; Deus em impessoa tivera que intervir para remover sua relutância diante das berrantes evidências. E depois de conhecido e conhecendo,…

Veja mais

No dia das eleições uma homenagem para meu cachorrinho

    Antes O Chico está doente. Muito doente. Dou pra ele sete remédios  três vezes por dia, o que poderia ser conta de mentiroso, mas não é. Falei para ele subir no sofá, coisa que até um tempo atrás ele só fazia quando disposto a confrontar as regras humanas; mas agora, ele está muito…

Veja mais

Rima ou não rima, eis o senão*

    Se a rima gritar, faça, E a poesia será linda. Se forçar a rima, é farsa, E a falsa poesia é finda.   Se linda,  a poesia é seda, Calada, ela não é nada. Não é a rima que decide, É a decisão tomada.   Pode ser muito o silêncio, Pior a voz…

Veja mais

Quem começa como Chico Bosta pode chegar a Barão

  Eram tempos que de barões o mundo estava cheio, fosse por título herdado ou merecidamente conquistado. Esse era o caso de um que prestava digno serviço aos moradores da Curitiba do início do século passado, quando ela era uma cidade malcheirosa por conta das excretas canalizadas para fossas sem preparo por suas gentes sem…

Veja mais

Dalla mia comoda finestra, frammenti di storia di guerra

HOMENAGEM AOS MEUS AMIGOS ITALIANOS   Il Pasubio è un monte alpino al confine tra Trento e il Veneto. Le valli e gli altipiani che lo circondano sono usati come punto di attraversamento delle Alpi già da otto mila anni, quando per primo ebbero fatto i cacciatori del mesolitico. Come risultato, la sua importanza per…

Veja mais

Garimpo

    Pás lavram os solos do mundo, e águas lavam o excessivo barro, e guarda-se o brilho escasso, e deposita-se o resíduo farto aos cuidados da samarco. E vaza e escorre a borra claro escura sujando almas: fragmentos, abstrações, anonimatos.   Lavram as pás o resíduo envenenado amargurando rios adocicados: Aonde os sentidos, as…

Veja mais

Regalos italianos II

  1.O corpo de São Francisco (que morreu no século XIII) só foi encontrado em 1.800, escondido num túnel sob a basílica a ele dedicada em Assisi. Dizem que foi escondido para evitar que fosse roubado. No local havia moedas de prata da época (possivelmente para identificar o ano do sepultamento) e uma pedra sobre…

Veja mais

Brasil, uma piada de Joãozinho?

    Houve um país inacreditável onde sobrevivia a crença de que as crises se sucederiam como sempre e a resolução delas também. Os poucos que lhe prestavam atenção (e eram mesmo muito poucos), distinguiam dois tipos de filhos seus que não fogem às suas particulares lutas, com todo o respeito, os Pequenos e os…

Veja mais

Feliz e agradecido, e com o saco cheio de aprender coisas I

            Esse tipo de viagem de muitos meses para outro país, como essa que estamos fazendo,  é de muito aprendizado. Nos primeiros meses, aeroportos e seus contratempos são apenas pequenos “bostáculos” que valem a pena. A língua estranha que soa por todos os lados é linda, e embora pareça que não adiantaram nada todos aqueles…

Veja mais

Calcificações nas asas da bellezza

Fiquei sabendo que existiria um pássaro com envergadura de avião de carreira que voa muito alto com os olhos fechados, talvez porque tenha medo de alturas. Com plumagem colorida brilhante que pode ser vista de toda a terra, seu canto mais inebriante que o das sereias, se espalha pelo  mundo. Mas tem um problema, suas…

Veja mais