Tristonhos mares venezianos lindos

    O mar propriamente dito foi coautor da fibra veneziana desde os tempos que os endinheirados do entorno acessavam a ilha apenas para caçar, mas, sutilmente, já eram por ela  enfeitiçados para o destino de comerciantes navegadores, de riqueza e poder  extraordinários, ombreados às grandes cidades-estado que, em grande medida, fizeram a glória e…

Veja mais

Santuário da tolerância

                Ouvi alguém dizer que a Italia detém mais de cinquenta por cento de todo o patrimônio artístico e histórico da humanidade. Penso que deve ter também a metade dos santos da Igreja Católica. São inúmeras as cidades que tem um santo para chamar de seu. Estive em algumas delas Assisi (Francisco), Cascia…

Veja mais

Giacominices na Itália

  Leio numa edição antiga do jornal La Stampa de Torino sobre escândalo que envolveu uma empresa familiar de Novara da maior importância na Europa: seis mil empregados, duzentos milhões de euros de faturamento anual. Qual o negócio? Genialidade italiana. Especialistas em isolar ambientes do frio e do calor, aquecer e resfriar, levar energia e…

Veja mais

Velocidade italiana

Ao fazer um passeio de barco pelo maravilhoso Tirreno da Sardegna, o condutor recomendou que providenciássemos um farnel com bebidas, frutas e os indefectíveis panini –sanduíches em inúmeras versões, presentes em toda Itália. Os  marinheiros destes passeios sempre são sócios de alguma padaria na vizinhança, para onde encaminham seus passageirosm para as compras. Entramos no…

Veja mais

Mundo líquido

      Quando uma coisa como a que se prenunciava teria acontecido? As guerras, por mais sangrentas, deixaram intocada grande parte da humanidade; os genocídios, não alcançaram a todos os povos. Quem sabe a peste bubônica? A gripe espanhola?  A grande depressão?  A todas,  a humanidade tinha sobrevivido, mas e agora? Nada até então tinha…

Veja mais

O Mosaico de Andreida*

Em Indicatore, perto de Arezzo, na Itália, afluindo de todos os lugares por onde um dia foram dispersos, pequenos retalhos de rocha parecem estar voltando para casa; aconchegando-se uns aos outros pelas mãos de centenas de artistas de todo o mundo na montagem de uma complexa obra cuja missão é contar uma grande história.  …

Veja mais

Os doutores da peste

Com fraque, cartola e bastão de prata, esparramaram-se pelos labirintos da cidade somando-se aos seus mistérios. Não houve ruela por onde não tenham andado, arco ou pórtico por onde não tenham passado, buraco ou masmorra onde não tenham entrado. Com casanovas e ladrões cruzavam roçando-se sobre telhados,  esbarravam-se em vãos de janelas e portas por…

Veja mais

A vida-poesia de um poeta italiano

  Monaldo era um Conde do Setecentos da pequena cidade de Recanati no Estado Pontifício das Marcas na Italia. Figura controversa, para conservar antigas tradições, montou em seu palácio uma Academia Poética. Sua biblioteca particular cresceu sobretudo com a aquisição barata de milhares de volumes de ordens religiosas católicas temerosas da destruição que Napoleão, a…

Veja mais

Arrivederci Brasile! Ciao Italia!

  Os vales e os montes, I tunnel,  i ponti, Os gestos grandiloquentes, I monumenti, sempre.     A floresta, a caatinga, Le metropoli, i miliardari. Na bota e na havaiana a mesma grana. Ma qui molte più vite per pareggiare.   A vida na ribalta com gala, I vestiti, Il cibo, la musica. Cantar…

Veja mais