A mil por hora nas estradas italianas

                Na  entrada de um café em Viterbo, no Lazio, próximo a Roma, após um dedo de prosa sobre a beleza do palácio etc, ouvi do Senhor Agostino, um restaurador de prédios antigos, a seguinte história. Ele, um filho de tradicional familia viterbese, nunca se envolveu em qualquer encrenca. A única vez que…

Veja mais

Da minha janela confortável, fragmentos de história de guerra

    O Pasubio é um monte alpino na divisa entre o Trento e o Veneto. Os vales e altiplanos que o cercam são usados como ponto de travessia dos Alpes já há oito mil anos quando assim primeiro o fizeram caçadores do mesolitico. Daí decorre sua importância estratégica bélica confirmada em toda a história…

Veja mais

O dever de enxergar a grandeza do Sistema de Saúde do Brasil

  O primeiro parágrafo refere-se a Itália. O segundo ao Brasil.   A instituição do Serviço Sanitário Nacional foi uma reforma de grande valor político e tratou de por em prática o artigo da constituição que garantia o direito de todas as pessoas à saúde. Antes dele a assistência era provida por grande número de…

Veja mais

São Francisco, a loba de Gubbio e a cigarra da Porciúncula

São Francisco andou por muitos lugares (esteve aqui em Jesi onde moramos, inclusive,  história que fica para outra ocasião), mas seus passos se concentraram sobretudo num caminho que tendo ao centro sua cidade natal de Assisi, na Umbria, alcançava Roma, no Lazio ao sul, e o Santuário della Verna, na Toscana, ao norte, num percurso…

Veja mais

Brasil, ensinando cobra a fumar

    O Brasil de hoje é, mais do que nunca, um país de uns poucos canalhas. Desde muito tempo os heróis do passado foram esquecidos e as batalhas que lutaram  como as que lutam hoje milhões de brasileiros comuns,   quase sempre pareceram combates de integrantes de uma cidadania esfarrapada cujo maior desafio foi e…

Veja mais

Vaidade, tudo é vaidade

    Se você se interessar porisso, poderá encontrar na internet o brasão de sua família; se for descendente de italiano, certamente o encontrará. A existência dos brasões e a extensão de sua popularidade não poderia estar melhor do que nessa terra, hoje, é claro, muito mais como curiosidade histórica, mas reveladora de  poderes e…

Veja mais

“Deus e o diabo moram nos detalhes” *

   A história da Italia é de incrível complexidade. Por desconhecimento acho melhor não me meter a besta no tema. Mas algumas coisas que encontramos por aqui são deliciosas demais para serem ignoradas, mesmo que abordadas apenas do ponto de vista de seu lustroso invólucro. É o caso da rivalidade entre cidades, que se um…

Veja mais

A minha fantástica cidade hostil

    Cidades são como livros, realizam-se na intersecção de autores, textos e leitores. Para que adquiram substância não pode pode faltar nenhum. Manifestam também um caráter, uma personalidade e um comportamento, determinação e consequência do que nelas se pode encontrar. Se for assim, pode existir a cidade de cada um, com suas diferenças e…

Veja mais

Matusalem digital

    Dia desses uma TV brasileira anunciou para a meia-noite o desligamento do sinal analógico. Um grande amigo mandou uma mensagem dizendo de suas preocupações: medo de sofrer um apagão, de virar abóbora a meia-noite, de tornar-se, imediatamente, incompreensível. Por via das dúvidas, ele se despedia, dizendo que tinha nos amado a todos, tantìssimo.…

Veja mais

Piena realizzacione della democracia

No mesmo dia em que o ex-presidente  tinha sua condenação reafirmada em segunda instância no Brasil, encontrei, por acaso, na estação ferroviária de Ancona, uma coisa extraordiária e impactante. Um comboio de dois vagões antigos reformados, daqueles que eram usados para embarcar judeus, poloneses, ucranianos, para os campos de concentração nazistas da segunda guerra. Num…

Veja mais