Regalos italianos II

  1.O corpo de São Francisco (que morreu no século XIII) só foi encontrado em 1.800, escondido num túnel sob a basílica a ele dedicada em Assisi. Dizem que foi escondido para evitar que fosse roubado. No local havia moedas de prata da época (possivelmente para identificar o ano do sepultamento) e uma pedra sobre…

Veja mais

Brasil, uma piada de Joãozinho?

    Houve um país inacreditável onde sobrevivia a crença de que as crises se sucederiam como sempre e a resolução delas também. Os poucos que lhe prestavam atenção (e eram mesmo muito poucos), distinguiam dois tipos de filhos seus que não fogem às suas particulares lutas, com todo o respeito, os Pequenos e os…

Veja mais

Feliz e agradecido, e com o saco cheio de aprender coisas I

            Esse tipo de viagem de muitos meses para outro país, como essa que estamos fazendo,  é de muito aprendizado. Nos primeiros meses, aeroportos e seus contratempos são apenas pequenos “bostáculos” que valem a pena. A língua estranha que soa por todos os lados é linda, e embora pareça que não adiantaram nada todos aqueles…

Veja mais

Calcificações nas asas da bellezza

Fiquei sabendo que existiria um pássaro com envergadura de avião de carreira que voa muito alto com os olhos fechados, talvez porque tenha medo de alturas. Com plumagem colorida brilhante que pode ser vista de toda a terra, seu canto mais inebriante que o das sereias, se espalha pelo  mundo. Mas tem um problema, suas…

Veja mais

Regalos italianos I

    Os italianos costumam repetir que l’Italia tutta è bella. Eu penso que eles tem razão. Sempre dizemos que aqui “cada enxadada é uma minhoca”, ou várias. A todos os lugares que vamos, muitas vezes por acaso, encontramos a tal bellezza, em construções, sitios arqueológicos, obras de arte. Ao ponto de, em certos dias,…

Veja mais

É o que temos

  Tenhamos coragem de romper com nossa arrogância fundamental, Que atribui aos projetos humanos relevância que nunca demonstraram, Com suas ideias e sagas incapazes de aconchegar o espírito e a alma. Dobremos nossos joelhos diante do mistério e sigamos juntos ao seu encontro, Garantindo a justiça e a paz indispensáveis para que façamos caminhos.  …

Veja mais

A mil por hora nas estradas italianas

                Na  entrada de um café em Viterbo, no Lazio, próximo a Roma, após um dedo de prosa sobre a beleza do palácio etc, ouvi do Senhor Agostino, um restaurador de prédios antigos, a seguinte história. Ele, um filho de tradicional familia viterbese, nunca se envolveu em qualquer encrenca. A única vez que…

Veja mais

Da minha janela confortável, fragmentos de história de guerra

    O Pasubio é um monte alpino na divisa entre o Trento e o Veneto. Os vales e altiplanos que o cercam são usados como ponto de travessia dos Alpes já há oito mil anos quando assim primeiro o fizeram caçadores do mesolitico. Daí decorre sua importância estratégica bélica confirmada em toda a história…

Veja mais

O dever de enxergar a grandeza do Sistema de Saúde do Brasil

  O primeiro parágrafo refere-se a Itália. O segundo ao Brasil.   A instituição do Serviço Sanitário Nacional foi uma reforma de grande valor político e tratou de por em prática o artigo da constituição que garantia o direito de todas as pessoas à saúde. Antes dele a assistência era provida por grande número de…

Veja mais

São Francisco, a loba de Gubbio e a cigarra da Porciúncula

São Francisco andou por muitos lugares (esteve aqui em Jesi onde moramos, inclusive,  história que fica para outra ocasião), mas seus passos se concentraram sobretudo num caminho que tendo ao centro sua cidade natal de Assisi, na Umbria, alcançava Roma, no Lazio ao sul, e o Santuário della Verna, na Toscana, ao norte, num percurso…

Veja mais