19

Parcialidade moral

Talvez se eu fosse como um amigo meu italiano, teria mais equilíbrio, seria menos parcial, não me pensaria um Deus e nem sumiria na minha insignificância. Esse meu amigo percorre caminhos, caminhos de montanha, caçando cogumelos. Até acho estranho que se diga caçar, porque cogumelos não demandam a atitude ativa de perseguir e imobilizar de…

Veja mais
18

Pobre juventude

Pobre juventude. Pobre juventude pobre e pobre juventude rica, essencialmente tão parecidas num mundo que relativizou, superficializou, liberalizou, individualizou, desmaternalizou, institucionalizou, e moeu tudo no liquidificador mundial das fantásticas redes sociais brutalizadoras com suas mentiras sobre amores virtuais; e, mesmo assim, com certeza, um mundo quem sabe melhor ou, talvez, pior que antes, até que…

Veja mais
3

Sinceras homenagens

E lembro que tenho em meus registros um texto que foi encontrado dentro de um livro de filosofia de um certamente esforçado aluno de cambridge. Releio: “Mas é claro que ninguém ignoraria os examinadores da vida, embora não ignorá-los não signifique compreendê-los, ou suportar um a contradizer o outro, ou perceber os que desmontam hoje…

Veja mais
Baixe o livro